4 maneiras de manter seu foco financeiro

Com tanta coisa acontecendo ao nosso redor, como você pode manter seu foco financeiro? Há tantas coisas competindo por nossa atenção – família, amigos, trabalho e tudo mais. 

Suas próprias necessidades e objetivos são rapidamente perdidos de vista. Antes de se certificar de que todos (e tudo) ao seu redor estão em boa forma, é importante se concentrar nas coisas que são mais valiosas para você. 

Enquanto você defende tudo e todos, pode acontecer rapidamente que você coloque seus objetivos financeiros em segundo plano e perca o foco.

É muito importante que você defenda seus objetivos e os busque continuamente, mesmo que haja um meio-termo.

Por que é importante manter o foco financeiro?

Para que você não perca de vista seu objetivo financeiro e possa realmente alcançá-lo, é muito importante manter o foco financeiro.

Às vezes, seu objetivo financeiro pode parecer muito distante. E especialmente quando outros problemas surgem em sua vida ou quando as coisas estão indo muito bem, pode acontecer facilmente que você esqueça seu objetivo.

Talvez você não vá mais verificar seu orçamento regularmente porque está se saindo bem financeiramente. Ou você se mima com algo porque não custa muito no momento. Ou você não tem tempo agora porque outra coisa precisa de sua atenção total.

Sem um foco financeiro naquilo que você deseja alcançar a longo prazo, você pode rapidamente se encontrar no ciclo financeiro do qual realmente gostaria de sair.

Quando se trata de mudar sua situação financeira, é menos sobre como (ou seja, como você economiza dinheiro e administra suas finanças) e mais sobre o porquê e o quê.

Qual é o seu objetivo e por que deseja alcançá-lo?

Para que você possa localizar e manter seu foco financeiro novamente, use essas quatro dicas.

4 dicas para manter seu foco financeiro

Faça uma autoavaliação honesta

Muito parecido com as avaliações de desempenho que acontecem no trabalho, é hora de você dar uma olhada em seus próprios hábitos financeiros. 

Como você tem estado 

Por mais que gostemos de elogiar a nós mesmos, é importante apontar as coisas que podem exigir atenção adicional. Você notou algum padrão ao examinar seus relatórios mensais? 

Faça uma lista de todas as coisas em que você é bom, ao mesmo tempo que aponta as que ainda estão em andamento. 

Comprometa-se com 2 a 3 coisas nas quais você pode trabalhar durante o resto do ano. 

Se você quiser economizar mais dinheiro a cada mês, crie um plano específico que permitirá que você alcance essa meta. Por exemplo, você pode aumentar o valor depositado em sua conta poupança até atingir a meta desejada. 

A chave aqui é criar um plano de transição suave. Isso não apenas o ajudará a manter o foco financeiro, mas também o motivará a fazer mais com o tempo.

Com uma autoavaliação regular e honesta de seus hábitos financeiros, progresso e erros, você terá clareza sobre onde está no caminho para atingir seu objetivo. 

Faça ajustes, se necessário

Algumas coisas simplesmente não funcionam – e tudo bem! 

O importante é reconhecer o que funciona e o que não funciona.

Se algo funcionar, é bom. Por outro lado, se algo não funcionar, você não deve ir em frente apenas para fazer algo. Porque, dessa forma, você pode ficar preso em um ciclo agindo massivamente, mas sem avançar.

Há momentos na vida em que a conservação é primordial e não necessariamente salvadora. Observe onde você está financeiramente e determine o que é melhor para você, sua família e seu estilo de vida. 

Por outro lado, se você já alcançou alguns objetivos, não tenha medo de aumentar as apostas. 

Se algum orçamento de caixa funcionar melhor para você, tente reduzir o total e aplicar a diferença à dívida ou poupança. 

Lembre-se de que existem várias maneiras de atingir seus objetivos financeiros. Aprenda e observe. 

Não existe UMA solução para um problema. Comprometer-se com seu objetivo também significa adaptar-se à respectiva situação repetidamente com novas medidas.

Para que você faça isso, é muito importante manter o foco financeiro.

Limite seu foco financeiro

Quando nosso foco é muito amplo, geralmente perdemos o ímpeto muito mais cedo do que o esperado. Sentimentos de derrota e opressão assumem o controle – então as emoções são deixadas nos dizendo que as metas que estamos estabelecendo para nós mesmos são muito altas. 

Para evitar este ciclo perigoso, limite seu foco. Você não pode terminar o trabalho da noite para o dia, então dê passos pequenos e tangíveis até que todas as metas financeiras sejam cumpridas.

É melhor dar muitos pequenos passos para atingir seu objetivo. Porque a cada passo será mais fácil devido à experiência e aos resultados que você ganha após cada passo.

Se você tem uma meta financeira de longo prazo, crie outra meta que deseja alcançar em um ano.

E como isso também pode parecer enorme e você pode achar difícil manter o foco financeiro, divida-o em 12 metas mensais. 

Dessa forma, você sabe exatamente no que se concentrar em cada mês. Você também pode ver o progresso mais rápido ao atingir uma meta mensal.

Mantenha uma mentalidade positiva em relação ao dinheiro

Como você fala consigo mesmo quando se trata de dinheiro? Você acha que pode atingir os objetivos que estabeleceu pessoalmente para si mesmo? 

Claro, falar sobre isso também significa que você tem que fazer isso. Mas tão importante é enfatizar que seus objetivos podem e serão alcançados. É sua firme convicção de que pode e irá atingir seu objetivo.

Não é o talvez ou o possível. É o “Sim, posso e vou”.

Portanto, quebre qualquer estigma interno que você tenha sobre suas finanças. Normalizar conversas sobre dinheiro com amigos e familiares; isso torna todos responsáveis. 

Os contratempos são inevitáveis, mas a maneira como você reage pode fazer toda a diferença. Sua crença de que você pode alcançar o que se propôs a fazer o ajudará a manter seu foco financeiro, não importa o que aconteça.

Se você ainda não tem certeza do que pensar sobre dinheiro, eu o convido para minha desintoxicação financeira gratuita de 5 dias . Neste curso gratuito, você obterá clareza sobre suas atitudes pessoais em relação ao dinheiro, que podem estar impedindo seu bem-estar financeiro.

Uma observação final

Pode haver algumas coisas ao longo do caminho para atingir sua meta financeira que tornam difícil para você manter seu foco financeiro.

Obstáculos, coisas que não funcionam e, às vezes, apenas a vida cotidiana podem interferir e desviar você rapidamente do caminho.

Saber o que você pode fazer para reavivar seu foco financeiro o ajudará a voltar aos trilhos para realmente atingir seu objetivo no final.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *