Aprenda a resolver problemas financeiros

Como posso resolver problemas financeiros? Se você está se fazendo essa pergunta, então deu o primeiro passo importante. Oh sim. Mesmo que você não se sinta assim.

A maioria das pessoas pensa que o primeiro passo para resolver problemas financeiros é cortar todas as despesas e economizar dinheiro de maneiras extremas.

Mas essa não é a maneira certa de resolver os problemas financeiros. É apenas uma tentativa de curar os sintomas, em vez de trabalhar nas causas que levaram aos seus problemas financeiros.

Ter a consciência de que deseja mudar sua situação financeira a longo prazo é o primeiro passo que você precisa dar para realmente resolver os problemas financeiros.

O que são problemas financeiros?

Os problemas financeiros são o resultado do que você fez com seu dinheiro até agora. É isso. Nada mais. Eles não são ruins e não significam nada sobre você.

Se você deixar que seus problemas financeiros signifiquem algo a seu respeito, você se sentirá mal. E quando você se sente mal com sua situação financeira e seus problemas, você se sente envergonhado e fica preso.

Para evitar esses sentimentos negativos, você tende a não enfrentar seus problemas financeiros. Você tenta esconder isso. Você não quer pedir ajuda porque tem medo do que os outros possam pensar de você.

Este é um ciclo em que se encontra a maioria das pessoas com problemas financeiros.

Problemas financeiros podem ser qualquer coisa.

  • Dívida de crédito
  • Dívida do carro
  • Você não pode pagar suas contas regulares em dia
  • Dívida do consumidor
  • Perda de emprego e nenhuma renda para pagar suas contas

Não existe um problema financeiro. Os problemas financeiros são diferentes dependendo da situação de vida e, portanto, não há uma maneira única de resolvê-los.

Enquanto você não estiver trabalhando para encontrar as raízes que estão causando seus problemas financeiros, você pode tentar de tudo e pode ajudar por um curto período de tempo, mas você não terá sucesso financeiro no longo prazo.

Resolver problemas financeiros a longo prazo significa mudar sua vida para obter novos resultados com dinheiro.

O que posso fazer se tiver problemas financeiros?

A primeira coisa que você pode fazer para resolver os problemas financeiros é fazer as pazes com eles. sim. Como eu disse antes, ter dívidas e problemas financeiros não significa nada para você. 

Eles não definem você. Você é apenas uma pessoa em dívida. Nada mais.

Quando você conseguir fazer as pazes com eles, perceberá que não há nada de errado com você. Isso vai lhe devolver a confiança.

Então você tem duas opções. Você pode mudar sua vida e tomar medidas para resolver seus problemas financeiros por conta própria. 

Ou se achar que não pode fazer isso sozinho, você pode obter ajuda. Existem muitos centros de aconselhamento que treinaram funcionários e o apoiam.

É sua decisão que caminho você quer seguir. No entanto, escolher um caminho não significa que você não poderá seguir outro caminho mais tarde. Você sempre tem uma escolha, dependendo da situação em que se encontra.

Se você decidir resolver seus problemas financeiros por conta própria, estou aqui para ajudar e fornecer uma estrutura para começar.

Resolva melhor os problemas financeiros

Antes de dar as etapas que você pode seguir, quero que saiba que não existe um caminho certo ou errado. Visto que todas as nossas vidas são diferentes, as soluções para os problemas pessoais também são diferentes. Use essas etapas como um modelo para mudar sua situação financeira pessoal. Escolha o que funciona melhor para você.

Por exemplo: não estou dizendo que você tem que economizar R$ 500 todo mês se não puder.

O que vou dar é um quadro para viver mais conscientemente com o seu dinheiro, no qual você decide quais as medidas que deseja tomar em função da sua situação financeira.

Preparada? Aqui vamos nós.

01 Limpe a desordem.

Uma coisa que a maioria das pessoas com problemas financeiros têm em comum é muita desordem em suas finanças.

E talvez isso se aplique a você também. Você tem tanto medo de cada fatura recebida que não abre nenhuma carta. Você pode até ter um armário onde todas as suas contas e cartas acabam fechadas. Você não verifica seus extratos bancários.

Mas sem ter clareza sobre sua situação financeira, você não será capaz de encontrar a maneira de resolver seus problemas financeiros.

Desvende sua desordem e enfrente a verdade financeira, mesmo que se sinta péssimo.

Lembre-se sempre: é apenas um sentimento que você cria em sua cabeça. Você tem pensamentos sobre sua situação financeira que estão causando esse sentimento. Não há nada de errado com isso. Você não corre perigo! É só um sentimento

Eu prometo que você vai se sentir melhor depois desse trabalho.

Dica: Se você estiver se sentindo péssimo e talvez pense que não pode fazer esse trabalho, escreva todos os pensamentos que vierem à sua mente em um pedaço de papel. Realmente tudo. Não pense muito, apenas anote o que vier à mente imediatamente até sentir que esvaziou seu cérebro. Depois disso, você verá que a maioria dos seus pensamentos são apenas pensamentos. Não há fatos verificáveis ​​como “Devo R$ 3.000 “.

Aqui estão as etapas mais importantes para limpar sua situação financeira.

Ponto de partida – autoavaliação financeira

Avalie onde você está agora . O que você fez para resolver os problemas financeiros? Você trabalhou em suas finanças regularmente? Qual é a sua situação

Se você está fazendo este trabalho, faça-o sem julgar a si mesmo. Apenas reúna os fatos que o trouxeram até aqui. Você precisa dessa consciência para mudar sua vida e resolver seus problemas financeiros.

Você está pronto para mudar de financeiramente existente para financeiramente bem-sucedida? Comece aqui

Esclareça seus pensamentos sobre dinheiro.

O que você acha do dinheiro Que afirmações vêm à mente que você aprendeu com seus pais, avós, professores, amigos, etc.?

E pense em como você pode transformar isso em novos pensamentos de apoio.

Organize seus registros financeiros.

Inicialmente, faça isso. Obviamente, você deve organizar seus registros financeiros para saber com quais números está trabalhando. Você obterá a clareza de sua situação financeira para começar, para que possa acompanhar seu progresso mais tarde.

Estabeleça uma meta financeira clara.

Este é o ponto final, o destino para onde você deseja chegar. Veja sua transformação financeira como uma jornada. Você sabe o ponto de partida (sua autoavaliação financeira e número) e conhece seu objetivo.

Defina sua meta dependendo de sua situação financeira. Pense no que você gostaria de ter alcançado em 5 anos, 3 anos e 1 ano.

Você precisa do destino para manter o foco durante a viagem, pois nem sempre será fácil.

02 Comece de novo simplesmente gerenciando suas finanças.

Outro erro comum que a maioria das pessoas com problemas financeiros cometem é tornar as coisas mais complicadas do que o necessário.

Mais complexo e complicado significa gastar mais tempo no controle de suas finanças e perder de vista as coisas mais importantes.

Menos é mais. Mais tempo e mais dinheiro.

Simplifique o máximo que puder e você poderá trabalhar nas coisas que mais importam sem se prender a detalhes desnecessários.

Mantenha simples

Muitas contas bancárias, muitos cartões. Quanto mais você tem que controlar, mais você perde o controle das coisas.

Mantenha simples Você não precisa de mais de 3 ou cinco contas de poupança.

Quanto mais você se concentra no gerenciamento de suas contas, menos pode se concentrar em trabalhar com seu dinheiro para economizar mais e ganhar mais.

Escolha o que você não precisa. Mantenha o necessário alinhado com seu objetivo financeiro.

Separe.

Assinaturas antigas que você não usa há muito tempo, contratos antigos que você não precisa mais. Classifique o máximo possível. Verifique o que você realmente precisa.

Tome decisões conscientes sobre o que é importante e o que o ajudará a atingir seu objetivo financeiro.

Planeje conscientemente seu dinheiro com antecedência.

Eu acho que essa dica é a melhor. Aqui você decide conscientemente sobre seu dinheiro e para onde ele está indo. Você cria um plano de orçamento para sua vida pessoal, dependendo de suas possibilidades financeiras.

Dessa forma, você decide antecipadamente sobre a parte adulta do seu cérebro e não no momento, com o cérebro do seu filho apenas em busca de alegria .

Um plano de orçamento dá-lhe clareza sobre onde e quanto dinheiro gastar e dá-lhe confiança e poder sobre o seu dinheiro . Isso é importante para resolver problemas financeiros a longo prazo.

A propósito, mantenha as coisas simples aqui também e não se prenda a muitas categorias.

Coloque-o no piloto automático.

Pague automaticamente pelo que for possível. Você pode ter todos os pagamentos regulares debitados automaticamente de sua conta para que não possa esquecê-los e não tenha que ficar se lembrando deles.

03 Entre em ação e acompanhe seu progresso.

Agora que você tem suas finanças organizadas e simplificadas, é hora de entrar em ação, uma ação massiva.

Apenas planejar e decidir o que fazer nunca resolverá os problemas financeiros. Você terá que realizar uma ação massiva.

Sua aparência depende da sua situação financeira. O que você acha que é necessário para saldar suas dívidas, ganhar mais dinheiro, etc.? Que hábitos você poderia criar para apoiá-la?

Lembre-se sempre de que você está realizando uma nova ação que mudará sua vida.

Identifique os pequenos passos que você dará.

Faça uma lista dos primeiros pequenos passos que você pode tomar para melhorar sua situação financeira. Não é importante dar grandes passos. Os pequenos são os melhores para começar. 

Também evita que você desista antes do tempo porque não teve sucesso. Comece onde você está agora e siga em frente.

Planeje suas tarefas como um profissional.

Planeje seu primeiro passo em seu calendário e dê-o de qualquer maneira. Não tem desculpa porque não há tempo! É o seu encontro consigo mesmo.

Como resultado, planeje sua etapa. Em vez de “trabalhar no orçamento”, escreva “Insira as despesas do mês xyz no orçamento” . Você pode medir seu trabalho por isso e saber o que esperar.

Planeje os obstáculos.

Nem sempre será fácil. E você sentirá resistência. Portanto, planeje também possíveis obstáculos ao planejar seus passos em seu calendário.

Pense também em estratégias para superar esses obstáculos.

Avalie e repita.

Acompanhe seu progresso regularmente e avalie o que funcionou e o que não funcionou. É assim que você pode ver se está no caminho certo.

Você só pode resolver problemas financeiros se estiver disposto a reconhecer onde está cometendo erros e continuar tentando algo novo.

Uma observação final

Os problemas financeiros não precisam fazer parte da sua vida, você pode resolvê-los. Também não é mágica ou um talento especial. Não define quem você é. Você é sempre 100% valioso.

Administrar dinheiro é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender, que VOCÊ pode aprender.

Eu forneci esta estrutura para que você tenha clareza sobre por onde começar e para tirar o medo das finanças de seus ombros.

Você pode. Tudo o que você precisa fazer é começar agora. Se você deseja viver sua vida mais plenamente em seus termos, administrar suas finanças faz parte disso. Comece a viver conscientemente com seu dinheiro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *