Planejamento financeiro privado para mulheres: como organizar suas finanças

Para muitas mulheres, o planejamento financeiro privado parece tão difícil, pouco atraente e tão chato que elas pulam ou deixam para o marido. 

Eles planejam férias, festas de aniversário ou casamentos mais do que sua vida financeira. Embora o planejamento financeiro privado seja algo de que todas as mulheres precisam ao longo de suas vidas.

Se isso lhe parece familiar, garanto que o planejamento financeiro privado não é tão difícil e moroso. Você pode gerenciar e organizar suas finanças muito bem e facilmente e não precisa gastar muito tempo com isso.

Parte de uma vida consciente em que você assume a responsabilidade por sua vida é assumir o controle de suas finanças. Se você mora sozinho, é absolutamente necessário. Se você tem um parceiro, você pode e deve fazer isso juntos.

Por que o planejamento financeiro privado é importante para as mulheres?

Por que você está planejando suas férias? Por que você está planejando as festas de aniversário de seus filhos? Por que você está planejando encontrar seus amigos?

Pelo mesmo motivo, o planejamento financeiro privado faz sentido para as mulheres. Assumir o controle de suas finanças e se tornar o gerente de seu fluxo de caixa é o que torna o planejamento financeiro pessoal tão importante.

E, especialmente como mulheres, precisamos aprender mais sobre nossas finanças para construir uma base financeira sólida, pois muitas vezes ganhamos menos, trabalhamos em empregos mal pagos, somos mães solteiras e recebemos uma pensão mais baixa.

Quanto mais você planeja suas finanças, mais aprende sobre elas. E quanto mais você aprende, mais confiante você se torna.

Você não apenas assume a responsabilidade pelo dinheiro que gasta, mas também se torna mais confiante quanto ao dinheiro que ganha. Você entende o valor que pode agregar ao seu chefe e ao mundo e aprenderá a ganhar mais. Esse é o bom efeito colateral do planejamento financeiro privado.

Antes de iniciar seu planejamento financeiro pessoal …

Para realmente começar e obter resultados reais, quero que você coloque datas regulares em seu calendário para seu planejamento financeiro pessoal. Você decide quando, por quanto tempo e o que quer fazer durante esse tempo (o resultado). 

Não precisa ser uma hora se você não tiver esse tempo. Agende o tempo que você tem!

Você pode pensar neste compromisso como um encontro com companheiro. Planejar com antecedência. E quando chegar a hora, você deve manter seu compromisso consigo mesmo, como faria com qualquer outro compromisso. Vá com tudo e envolva-se. Não os deixe falhar porque você não tem vontade de fazer isso.

É apenas um pensamento em sua cabeça que cria esse sentimento. E é apenas um sentimento que você pode processar e não precisa ter medo. Concentre-se em seu trabalho, gerenciando conscientemente suas finanças e em seu objetivo. Isso cria bem-estar a longo prazo, em vez de sempre reagir e apagar incêndios.

Planejamento Financeiro Privado para Mulheres: Os 6 Pilares

Existem 6 pilares para o seu planejamento financeiro pessoal. Você pode considerá-los como marcos importantes, embora eles não sejam estritamente separados um do outro, mas se fundam um no outro.

No entanto, existem algumas coisas que precisam ser feitas com antecedência para prosseguir para a próxima etapa.

Quando você estiver pronto para começar, eu também.

01 Ajuste sua mentalidade.

Especialmente como mulheres, temos pensamentos sobre nosso relacionamento com o dinheiro que não nos servem. É hora de deixar o passado para trás e fazer as pazes com todas as coisas que você fez ou deixou de fazer com seu dinheiro no passado.

Não é o passado que você pode mudar, mas o futuro que você pode criar.

Talvez você cometeu erros ou não se importou com seu planejamento financeiro pessoal. Mas você sabe o que? Isso é absolutamente bom e correto.

Estar aqui significa que você provavelmente deseja começar algo novo em sua vida, que é levar a sério seu planejamento financeiro pessoal e torná-lo uma prioridade em sua vida. Isso é importante.

Em vez de julgar seus erros do passado, aprenda a desenvolver novos pensamentos de apoio sobre como sua história financeira deve ser no futuro.

Você pode dizer a si mesmo:

“Tudo bem, até agora cometi muitos erros com meu dinheiro, mas estou aqui para aprender e sei que posso fazer melhor.”

A partir disso, você cria novos pensamentos críveis sobre como poderia ser seu futuro financeiro.

O dinheiro não é ruim apenas quando você pensa que é. Não esqueça isto.

Você também pode procurar mulheres com ideias semelhantes para apoiá-lo em sua jornada financeira. Converse com sua família e amigos sobre isso para que eles possam entender e apoiar você também.

02 Organize-se.

Embora seja tão básico e evidente, esta é a etapa mais ignorada. Temer todas as contas que chegam e manter todas essas cartas fechadas em uma caixa não é a maneira certa de resolver problemas de dinheiro. Apenas os esconde.

Organizar seus registros financeiros e suas despesas anteriores lhe dará clareza sobre seu ponto de partida financeiro, necessário para planejar adequadamente suas finanças.

Reúna todos os seus documentos e organize-os.

Organizar-se não significa apenas reunir todos os seus documentos financeiros, mas também tomar consciência das prioridades que você tem na vida e das prioridades financeiras resultantes.

Sem essa consciência, é muito mais difícil se concentrar nas coisas certas no momento certo.

Suas prioridades são o que você decide, o que é importante e necessário para que você possa levar a vida que deseja, uma vida em seus termos, não importa onde você esteja.

O que é importante para você?

Definir suas prioridades é como definir regras para sua vida. Isso restringe suas opções de forma positiva para que você não se sobrecarregue.

As prioridades financeiras podem ser:

  • Segurança financeira
  • Experiências / viagens
  • Independência financeira
  • Doar dinheiro

Só porque você está definindo suas prioridades hoje, não significa que não possa mudá-las. Mas sempre certifique-se de que eles se encaixam na vida que você deseja viver.

Com base nessas prioridades, você define suas metas financeiras, o resultado de como sua vida deve ser em 1, 3, 5 e 10 anos e mais.

Seu objetivo financeiro pode ser o que você quiser. Não se limite só porque pensa que não pode alcançá-lo porque ainda não o alcançou. Tudo é possível, desde que você esteja disposto a defendê-lo e a agir.

Para ajudá-lo a atingir seu objetivo, você pode desenvolver hábitos de apoio que tornarão mais fácil seguir seu plano.

03 Orçamento e economia

Depois de se organizar, você pode criar um orçamento real com um orçamento que realmente funcione e seja adequado à sua situação de vida pessoal.

O orçamento é um instrumento fundamental no planejamento financeiro privado que, infelizmente, é percebido por muitas mulheres como restritivo.

Mas não é isso. É mais liberdade porque você decide conscientemente com antecedência como deseja gastar e economizar seu dinheiro com base em suas capacidades financeiras.

Criar um orçamento significa controlar sua receita e planejar todas as despesas com base em sua receita.

Se você fizer um orçamento adequado, vai acabar com zero ou mesmo mais no final de um mês. Mas, para criar esse orçamento de trabalho, é importante que você tenha suas finanças bem organizadas para que possa trabalhar com números reais.

Se você decidir com antecedência quais despesas terá que pagar e estiver ciente de que elas virão em sua direção, você perderá o medo delas.

Porque?

Porque você os vê como são, simplesmente despesas que são necessárias para permitir que você use certas coisas (por exemplo, eletricidade, telefone, água, etc.). Além disso, você sabe que terá o dinheiro naquele dia específico porque o planejou.

Você pode relaxar e gastar dinheiro nas coisas que pretende. Porque você determina as categorias nas quais deseja gastar dinheiro em seu orçamento e determina o limite.

O mesmo vale para suas economias, seja uma conta de emergência ou sua poupança pessoal. Você decide conscientemente tudo dentro do escopo de suas possibilidades e aprende com isso.

Um plano de orçamento dá a você a clareza de para onde seu dinheiro está indo.

04 Destrua sua dívida.

Você deve primeiro aprender como criar um orçamento com um orçamento de trabalho para realmente saldar suas dívidas. Como eu disse antes, um orçamento é uma visão geral de suas possibilidades financeiras. Você aprende quanto dinheiro pode usar a cada mês.

E isso é muito importante quando se trata de saldar suas dívidas.

Em primeiro lugar, é claro, você precisa listar todas as suas dívidas e priorizá-las de acordo com o menor saldo ou a maior taxa de juros. Você pode então criar um plano de pagamento com base na prioridade que escolher.

Depois de se decidir, é necessário adicionar ao seu orçamento o valor da prestação para saldar a dívida. Só então você tem certeza de que realmente os pagou. 

Ao disponibilizar o dinheiro para saldar suas dívidas em seu orçamento, você aprenderá como pagá-las regularmente e no prazo para que possa atingir sua meta financeira mais rapidamente. Você também evita taxas e multas desnecessárias.

Lembre-se sempre de que sua dívida não precisa ser uma barreira. Você pode ver isso como uma chance de aprender uma maneira de administrar seu dinheiro e ser criativo para gerar fontes adicionais de receita.

Sempre se pergunte o que você pode fazer. Sempre há uma resposta.

05 Construa uma verdadeira riqueza.

Embora todas as outras etapas sejam importantes de antemão, esse ponto é provavelmente o motivo pelo qual as mulheres deveriam assumir seu planejamento financeiro privado em suas próprias mãos.

Se você deseja construir riqueza e riqueza reais, só poderá fazê-lo usando todo o seu poder financeiro ao máximo.

Isso não significa que você precisa começar a economizar e investir grandes quantias de dinheiro. Não, é mais importante aprender a investir dinheiro de forma consistente para construir uma riqueza financeira real.

Quanto antes você começar a investir, mesmo que seja um valor pequeno, mais você se acostuma.

Torna-se um hábito que pode ser divertido.

Acredite em mim. Quando comecei a investir meu dinheiro, também não achava. Mas agora gosto de ver meu dinheiro crescer. Gosto de ganhar mais dinheiro e me sinto bem com isso. Porque é meu objetivo pessoal ser responsável pelo meu futuro financeiro.

Hoje você tem muitas opções para investir com pouco dinheiro. E você pode não ser capaz de construir uma grande fortuna com ele, mas qualquer dinheiro extra além de sua renda ou futura aposentadoria vale a pena.

E quanto mais cedo você começar, mais tempo terá.

06 Planeje o que é necessário.

Com esta última etapa você refina seu planejamento financeiro privado. Você cuida dos detalhes de suas finanças. 

Melhorando sua pontuação de crédito

Você pode melhorar sua pontuação de crédito pagando atempadamente e rapidamente todas as contas e prestações de que necessita para os seus empréstimos. 

Escolhendo o seguro certo e realmente necessário

Para que você esteja seguro em caso de sinistro, é sempre necessário verificar se a cobertura do seguro ainda se ajusta à sua vida.

Nem sempre se trata de talvez pagar mais para ter mais seguro, mas também de não pagar por seguros desnecessários.

Em qualquer caso, vale a pena verificar isso regularmente.

Maneiras de aumentar sua renda

Em vez de se concentrar apenas na economia estrita e na busca por cupons de desconto, você também pode usar a energia para pensar em como pode aumentar sua renda.

Procurando um novo emprego com melhor remuneração? Uma renda extra? Seja criativo.

Quanto melhor você organizar suas finanças, menos terá que lidar com isso todos os dias e menos tempo e energia terá para ganhar mais dinheiro e fazer o que realmente deseja.

Esta é a verdadeira liberdade financeira – estar em sintonia com o seu dinheiro.

Uma última nota

Você pode isso! Depois de passar por todas essas etapas, você terá concluído com êxito seu planejamento financeiro pessoal e será uma conquista realmente grande, especialmente para mulheres que nunca fizeram isso antes.

Portanto, tenha orgulho de si mesmo, não importa por onde comece. Apenas seguir essas etapas mudará sua vida e, claro, sua história com o dinheiro.

A parte mais difícil é começar, indo de zero a um. Mas não tenha medo de seus sentimentos. Você só pode vencer e melhorar sua situação financeira.

Eu acredito em você. Você consegue.

É o guia passo a passo que lhe ensinará conscientemente como transformar sua relação com o dinheiro, organizar seus registros e criar um orçamento que realmente funcione para que você possa economizar mais, construir uma fortuna e ganhar mais.

Simplifique suas finanças e aprenda a administrar seu dinheiro de forma consciente.

Quando você estiver pronto para fazer algumas mudanças em sua vida, este é o ÚNICO lugar por onde começar.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *