Como se preparar financeiramente para as contas de final de ano

O fato de que você deve se preparar financeiramente para as férias de hoje pode parecer um pouco incomum. Não deveria ser assim. Porque há uma razão muito importante pela qual você deve se preparar financeiramente. 

Em 2020, os brasileiros gastaram cerca de 1000 reais per capita em presentes de Natal e cerca de cada 10% pessoas se endividaram. Se quer aproveitar as suas férias e começar um novo ano sem dívidas, deve preparar-se para as férias hoje, inclusive financeiramente.

Os últimos 3 meses do ano são os períodos em que gastamos muito dinheiro. E não apenas para o Natal. No meio, há novos feriados como o Halloween. Depois, há as grandes campanhas de vendas por varejistas online, como Black Friday ou Cyber ​​Monday. 

Além disso, os bancos e os grandes mercados comerciais criam campanhas de marketing especiais em torno dos feriados (e também logo após os feriados) e oferecem ofertas com 0% de juros (claro, apenas por um período limitado de tempo) para motivar as pessoas a comprar.

Por que você deve se preparar para as férias hoje?

Se você puder se preparar para as férias hoje, você reduzirá seu estresse um pouco antes e durante as férias. Ajuda você a aproveitar o tempo sem a pressão ou o medo de esquecer ou perder algo.

Não é apenas importante pensar em como pretende passar as férias, mas também em como pretende preparar-se financeiramente sem estourar o orçamento ou ter de recorrer ao cheque especial. 

Tudo para que as festas não se transformem em desastres financeiros e você não tenha que passar pelo amargo desencanto depois das festas.

Não é de forma alguma chato tomar decisões conscientes hoje e pensar em como você deseja passar o Natal. Pois com bastante tempo e um bom planejamento, você poderá ter um ótimo Natal e começar um novo ano tranquilo e cheio de paz.

Quanto mais coisas você planeja com antecedência e quanto mais decisões pode tomar com antecedência, menos sobrecarregado você ficará no momento. Esta regra simples se aplica a tudo que você faz na sua vida, não apenas nos feriados. É assim que você se certifica de que é você quem decide como devem ser as suas férias. 

Você não precisa fazer isso sozinho, você pode envolver seu parceiro e seus filhos no processo. Porque até mesmo planejar juntos pode ser uma boa maneira de passar um tempo juntos.

Para não ficar esgotado financeiramente e mentalmente após as férias, você pode começar a planejar as férias hoje. Aqui estão as etapas que você pode seguir.

Como você pode se preparar financeiramente para o feriado

Não importa como você deseja passar o Natal, essas etapas lhe darão uma visão geral de como você pode se preparar financeiramente para o final de ano.

01 Pense em como você deseja passar as férias.

Antes de entrar no planejamento detalhado das férias, você deve considerar junto com sua família como deseja passar as férias.

  • Você vai fazer festas em casa?
  • Você vai embora?
  • Você vai receber visitantes?

Existem muitas perguntas que você pode fazer. Mas certifique-se de pensar sobre isso de forma consciente, ou seja, você ou sua família decidem o que realmente querem e não o que deveriam fazer.

É sua vida. E se você não quiser convidar ninguém porque prefere comemorar sozinho, você não precisa.

O que é o “Natal” que você quer passar? Como é para você

Pensar nisso sozinho é muito mais importante do que o resto do planejamento. Tome decisões conscientes e também esteja ciente dos motivos pelos quais está tomando essa decisão. Desta forma, você evita o estresse e sentimentos negativos.

02 Comece a planejar.

Agora que você sabe como deseja passar as férias, é hora de fazer um plano. Antes de começar a planejar, faça uma lista enorme e não classificada de todas as coisas importantes que precisam ser feitas. Escreva tudo o que vier à mente. Quanto mais coisas e mais detalhadas, melhor.

Quando terminar, você pode classificar a lista por prioridade. Pegue todas as coisas que você deseja fazer para se preparar para as férias e organize-as da maneira que as coisas precisam ser feitas.

Em seguida, você pode inseri-los em sua agenda para saber exatamente quando deseja fazer o quê. Como uma dica: Sempre insira suas tarefas como resultado, em vez de apenas planejar a tarefa. É assim que você se certifica de que realmente o fará. 

A propósito: eu uso essa forma de planejamento para todas as áreas da minha vida. Isso facilita os preparativos para mim, porque não esqueço de nada e posso fazer muito mais livre de estresse.

03 Pense nas suas despesas.

Já que estamos falando sobre como você pode se preparar financeiramente para as festas de fim de ano, o próximo passo é pensar nas despesas que você pode enfrentar. Não é necessário que você saiba a quantidade exata de dinheiro que vai gastar, até o último centavo. Em vez disso, trata-se de obter uma visão geral de quão altos podem ser os custos.

Claro, isso depende inteiramente de como você planeja passar as férias e dos planos que sua família tem para reunir-se.

Parte da sua enorme lista de tarefas da etapa 2 pode, portanto, ser calcular aproximadamente as várias despesas:

1. Despesas com alimentos e bebidas

Essas despesas podem ser calculadas muito bem assim que você souber quais pratos quer preparar e quais bebidas precisa. Isso não é muito diferente do seu planejamento normal de compras. 

Faça um plano do que você vai precisar e calcule o custo aproximado disso. Quanto mais cedo você pensar nisso, melhor preparada você estará, se você estiver bem preparada, pode usar especificamente as ofertas dos supermercados para comprar barato e não esticar o orçamento desnecessariamente.

2. Despesas de decoração

Aqui, também, você pode economizar muito dinheiro se não comprar a decoração inteira do zero, mas reutilizar as já existentes e / ou for criativo e fazer suas próprias coisas. Aliás, essa também é uma ótima atividade para toda a família, principalmente se você tem filhos, pode ser muito divertida.

Pense em como você deseja decorar e como pode usar as coisas que já possui. Não importa se você os usa como estão, aperfeiçoe-os um pouco ou faça algo novo com eles. O Pinterest está cheio de ideias que podem ser feitas em casa, então não há necessidade de ficar entediado nas longas tardes de outono e inverno.

Determine uma quantia que você está disposto a gastar em decoração. 

3. Gastos com presentes

Esta é, sem dúvida, a parte em que você gastará mais dinheiro. Para não discutir suas possibilidades financeiras aqui também, é melhor começar a pensar em quem você gostaria de dar algo.

Faça uma lista das pessoas a quem deseja dar algo. Aqui, também, você deve tomar uma decisão consciente a quem quer dar algo e por quê. Dar e receber é muito divertido. E você realmente deve fazer isso porque quer, não por um senso de dever ou justiça.

Depois de fazer sua lista das pessoas a quem deseja dar algo, pense no que gostaria de dar a cada uma delas. Você certamente conhecerá a lista de desejos de seus filhos ou a receberá logo no início.

Enquanto pensa no que quer dar, você também pode pensar se quer comprar algo ou fazer algo sozinho. Porque dar não é comprar o melhor e mais caro presente, mas dar algo que você acha que vai deixar alguém feliz.

Se você terminou sua lista de presentes, agora você pode ver quanto custarão esses presentes. Claro, você também pode definir um orçamento com antecedência e depois pensar no que pode dar.

Independentemente de como você calcula as despesas com presentes, é importante que você tenha uma boa visão geral de quais presentes deve preparar ou receber e quanto deseja, deseja ou pode gastar.

A propósito : com sua lista de presentes, você pode usar as grandes campanhas de vendas de varejistas online e outras campanhas de desconto para economizar mais. Mas não se esqueça de consultar os preços com antecedência. Sempre vale a pena dar uma olhada mais de perto.

4. Despesas com roupas, cabeleireiros, etc.

Talvez você queira se vestir com mais elegância para as férias. Em seguida, você também deve incluir essas despesas no planejamento de seu orçamento de Natal.

Quanto mais e mais precisamente você puder planejar suas despesas futuras, menos surpresas desagradáveis ​​você terá. Afinal, você não quer começar seu novo ano com dívidas e estresse financeiro.

E, como acontece com qualquer despesa planejada com antecedência, você pode se preparar por mais tempo e ter muito tempo para encontrar a despesa certa, consultar e comparar preços.

5. Despesas de férias

Se você planeja viajar ou planejar viagens durante as férias, não se esqueça de planejá-las financeiramente. Calcule os custos estimados de viagem, hospedagem, refeições, excursões e entretenimento e adicione-os ao seu orçamento.

Aliás, as excursões ao mercado de Natal também fazem parte disso.

04 Crie um plano de poupança para as férias.

Se você calculou suas despesas para as férias em todas as 5 categorias, agora você precisa ver como pode conciliar isso com suas finanças. 

Talvez você tenha sido tão previdente e economizou dinheiro mensalmente para essas despesas ao longo do ano. Então é fácil. Em seguida, tudo o que você precisa fazer é verificar quanto dinheiro já economizou e quanto deseja gastar. O ideal seria que você já tivesse o dinheiro. Caso contrário, você deve considerar quanto ainda precisa economizar e como.

Se você não economizou nenhum dinheiro, será um pouco mais difícil, mas não impossível. Provavelmente, você já terá suas possibilidades financeiras em mente ao planejar, de modo a não planejar mais dinheiro do que realmente é capaz de gastar.

Nota: Ao planejar, vale sempre a pena pensar em como você deseja celebrar o Natal e como implementá-lo financeiramente. Não adianta pensar em uma viagem ou em presentes que estão além de suas possibilidades financeiras. Eles também não são a chave para ser feliz.

Você sabe qual é o seu orçamento para as férias, pense em como você quer economizar esse dinheiro.

  • Quanto tempo você tem para economizar?
  • Como você pode levantar dinheiro extra?
  • Você pode vender coisas que não precisa mais?
  • Você tem alguma assinatura não utilizada que pode ser cancelada? Quais despesas desnecessárias você pode dispensar?
  • Você pode procurar um emprego de meio período?

Elabore um plano de poupança preciso com o qual você possa se preparar financeiramente para as férias.

05 Ajuste seu orçamento mensal.

Depois de criar seu plano de economia, a próxima etapa importante é adicionar o valor da economia ao seu orçamento mensal. Esta etapa realmente evita que você fique em dívida.

Não é suficiente economizar para seu orçamento de Natal se você não puder pagar despesas importantes em outro lugar. Portanto, seu orçamento de férias precisa se ajustar ao seu orçamento mensal.

Por exemplo, se você planeja economizar 200 reais por mês para as férias que começam no próximo mês, você precisa ver onde pode obter esse dinheiro. Se você não tiver renda adicional, pode precisar cortar uma ou mais outras despesas para manter seu orçamento funcionando.

Essa também é uma ótima maneira de explicar aos seus filhos, quando eles tiverem idade suficiente para entender, por que nem todos os presentes são possíveis e que o dinheiro não está infinitamente disponível.

A beleza disso é que você pode ser realmente criativa. E assim chegamos à última etapa.

06 Seja criativa com seus presentes de Natal.

Seja criativa com seus presentes de Natal gastando menos ou nada. “Faça você mesmo” é a grande palavra-chave. Apesar de tudo, você deve sempre ficar de olho em seus objetivos financeiros – economizar dinheiro, pagar dívidas, etc.

Aqui estão algumas ideias que custam pouco ou nenhum dinheiro:

Cartões de presente

Muitas pessoas recebem presentes de que não gostam e não usam, o que, em última análise, é uma perda de dinheiro (e de tempo). Os cartões-presente são ideais para isso. Você não precisa gastar muito dinheiro com isso (muitos geralmente economizam) e o destinatário pode gastar os cartões-presente no que eles gostam e no que realmente usam!

Livros

Se você tem amantes de livros em sua vida, os livros são um ótimo presente barato. Além disso, eles são uma ótima maneira de oferecer diversão, desenvolvimento pessoal e muito conhecimento. A propósito, também podem ser usados ​​livros.

Reutilização

Talvez seus filhos tenham um brinquedo favorito, carro, trem, boneca, etc. Que tal reformulá-los um pouco? Aqui, também, você pode ser criativo.

Aventuras

Ingressos para cinema ou eventos, uma refeição em um restaurante fantástico, uma manicure / pedicure, etc. são ótimas idéias para presentes que não precisam custar muito dinheiro.

Seu tempo

Se você não tem condições financeiras de dar presentes este ano, dar o seu tempo é um presente fantástico . Se você deseja ajudar amigos ou família no trabalho ou com seus filhos, preparar refeições ou simplesmente sair com entes queridos, isso pode ter um impacto tremendo nas pessoas que você ama.

Uma nota final sobre como você pode se preparar financeiramente para as férias

Quanto melhor você se preparar financeiramente para as férias de hoje, mais relaxada poderá passar pela temporada de festas e começar o novo ano com metas financeiras intactas! Mas você pode passar esse tempo com seus entes queridos ainda mais relaxados.

Portanto, planeje conscientemente com antecedência como serão suas férias e prepare-se aos poucos, sem ter que se tornar agitado e estressante.

As etapas mais importantes são resumidas novamente aqui:

  1. Pense em como você deseja passar as férias.
  2. Comece a planejar.
  3. Pense nas suas despesas.
  4. Crie um plano de economia para suas despesas.
  5. Ajuste seu orçamento mensal.
  6. Seja criativo com seus dons.

É assim que você pode realmente arrasar com seu orçamento de Natal!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *